Se o seu computador está apresentando falhas repentinas ou a inicialização de seu sistema operacional está muito lenta e você não consegue descobrir o motivo. Talvez esses problemas estejam sendo causados por alguma falha de seu disco rígido.


Windows Surface Scanner é uma ferramenta gratuita de diagnóstico que varre seu disco rígido a procura de setores defeituosos. Assim você pode descobrir se as falhas em seu sistema operacional estão sendo causadas por algum defeito de seu disco rígido.


A ferramenta analisa cada setor de seu disco rígido a procura de erros de leitura. Se ocorrer algum erro de leitura o contador de erros é incrementado. O exame é rápido o suficiente para que você possa executá-lo sempre que seu computador estiver apresentando alguma falha.

Após instalar e executar o programa, basta clicar em “Mount”, selecionar o disco rígido e clicar em “Scan” para inicializar a verificação do disco. Isto pode ser feito de dentro do Windows, sem necessidade de reinicialização.

Na interface do programa você pode acompanhar o progresso e visualizar o tempo estimado para o término da varredura, o número de erros encontrados e os setores que estão sendo analisados no momento.

Em comparação com a ferramenta de verificação de disco nativa do Windows (CHKDSK), o Surface Scanner é mais rápido e não precisa que o sistema seja reiniciado. Porém ele não oferece opção para recuperação de informações armazenadas em setores defeituosos como o CHKDSK, ele apenas lhe ajuda a encontrar rapidamente setores defeituosos.

http:// www. dtidata. com/windowssurfacescanner/


Aplica-se em Windows XP, Vista e Windows 7.

Analisar o conteúdo de seu disco rígido
Através da análise do conteúdo do disco rígido você pode identificar quais arquivos estão ocupando muito espaço em disco e assim liberar espaço removendo arquivos grandes que sejam desnecessários.

Disktective é um programa portátil gratuito que analisa o conteúdo do disco rígido e lhe permite descobrir rapidamente o tamanho real de todos os diretórios de seu disco rígido.

É possível analisar uma unidade inteira ou apenas um diretório. Ao final da análise, o resultado é exibido do lado esquerdo em uma estrutura de árvore classificando as pastas pelo tamanho em ordem decrescente.

O programa também gera do lado direito um gráfico em formato pizza que lhe permite visualizar rapidamente quais são os diretórios que ocupam mais espaço em disco.

Navegando pela árvore você visualiza no gráfico o espaço ocupado pelos subdiretórios. É possível ainda exportar o relatório e imprimir o gráfico.

http:// www. disktective. com/